Viajar

Estamos de mudança de Boa Vista-RR para Curitiba-PR. Pra aproveitar a oportunidade, resolvemos dar uma olhada no jeitão (antropologia, geografia, fotografia, o olhar das pessoas) dessa nossa América do Sul, fazendo a volta pela costa oeste do continente. Nossa "nave-mãe" nessa jornada será um Suzuki Grand Vitara (ano 2010). Estimamos a viagem em torno de 14 mil km, o que pretendemos percorrer em cerca de 40 dias.

Gostaríamos de compartilhar essa experiência com nossos amigos através deste blog, e, com isso, tornar essa jornada não apenas nossa, mas de todos que nos acompanharem. Convidamos vocês a viajar conosco, e a fazer comentários e sugestões.

Escrever sobre a viagem também nos ajuda a criar uma perspectiva de observadores da nossa própria história, o que é sempre interessante.

Assis, Mari e Thaís.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

40) 15 Jan 2011 - Cataratas do Iguaçu

15 Jan 11
41º dia
Foz do Iguaçu

Que descansar que nada! Ratificando o nosso espírito irrequieto, metemo-nos hoje no circuito turístico de Foz do Iguaçu. De manhã fomos visitar o Parque das Aves – um muito bem cuidado e muito bonito zoológico de aves e alguns répteis. Muito bacana poder estar lado a lado com espécies raras e belíssimas de aves, e num ambiente muito próximo ao natural.

Na sequência fomos ao Parque Nacional do Iguaçu, visitar as famosas Cataratas. O cenário realmente é deslumbrante, mas... Estivemos (eu e Mari) nesse monumento natural da humanidade há mais de dez anos. Lembro-me que naquela época era fácil chegar aos mirantes das Cataratas e às diversas trilhas em volta das quedas. Hoje existe uma mega-indústria do turismo em volta do espetáculo natural. Começa-se pagando a módica quantia de vinte e dois reais por pessoa (brasileiro, adulto) para se ter acesso ao Parque. Aí embarca-se em vistosos ônibus que levam os turistas aos diversos pontos de interesse da área. A cada cem metros das trilhas há um quiosquezinho vendendo água, refrigerante e itens afins – por preços igualmente módicos, logicamente. Não se pode afirmar, apenas por rebeldia, que o esquema é pejorativo. Tudo é muito bem organizado, limpo, sinalizado. Apenas é também muito exploratório, muito “mega-estrela”, muito turismo de massa. Mas tirando esses detalhes, é um passeio que vale muito a pena, com certeza.

Aproveitando a “teoria do Jaques” – já que estou aqui... – fizemos também um passeio muito legal de barco – infláveis com dois motores de popa de 150 hp – pelo rio até embaixo de algumas cataratas, nas quais tomamos um gostoso e forçado banho. Visual ainda mais deslumbrante e alta animação ao enfrentar as nervosas corredeiras do Rio Iguaçu a bordo de tão farta potência.

Tivemos a generosa interseção, nesse tour, do primo da Mari – Ezidio Oro Júnior – que mora em Foz e, como biólogo, nos deu todas as dicas do que fazer e de como fazer, tendo inclusive conseguido a entrada em algumas atrações como cortesia para nós três. Nosso agradecimento especial a ele e ao seu pai, Sr Ezídio Oro, que também nos assistiu na reserva do hotel em que nos hospedamos.

Certamente o passeio valeu, mas à noite o cansaço bateu forte, anunciando que estamos realmente precisando de uma parada.

Mas amanhã é outro dia.

Força Sempre

Parque das aves.

Parece pintura, mas é real.

A Mari interagindo com o bichinho.

"Natureza em estado de natureza".

O Sr Tucano totalmente à vontade com a situação.

Natureza espetacular.

A Thaís novamente exercitando suas habilidades de destemor com os bichinhos.

As famosas Cataratas.

As Cataratas de outro ângulo.

Outro ponto de vista.

Bem perto do turbilhão de água.

De dentro do barco.

Um dos barcos do passeio por dentro do rio.

Mari e Thaís curtindo a "aventura".

Chegando bem perto.

Fim de tarde no Rio Iguaçu.

Em um dos mirantes.

Família reunida para um auto-retrato.

A Thaís no Parque das Aves.